top of page
Buscar

Como podemos mudar as nossas vidas

  • Foto do escritor: Daniel Nunes
    Daniel Nunes
  • 10 de mai. de 2023
  • 2 min de leitura

É forte a ideia de que as grandes transformações e mudanças nas nossas vidas ocorrem de uma hora para a outra e depois de termos algum insight ou mudança dentro de nós.

Filmes, séries e livros costumam contar com esse momento no qual a personagem tem uma epifania, um momento de “click” dentro si que a transforma por inteira e – por consequência – lhe dá força para agir diferente e mudar seu mundo. E esses insights costumam ser o “suficiente”: depois que eles acontecem, a pessoa está pronta para mudar sua vida em quase que um piscar de olhos.

Além de não funcionar bem assim, essa expectativa de mudança instantânea costuma ser muito perigosa. Primeiro porque, ao ter esse momento de animação e empolgação, investimos energia e tempo de maneira exagerada.

Imagine uma pessoa que quer ter uma rotina de estudo e decide começar estudando oito horas em um dia. Qual a maior tendência? Ela cansar e já no segundo ou terceiro dia não conseguir mais. E isso é normal! É como querer se tornar um maratonista e tentar correr uma maratona no primeiro dia!

E segundo, essa expectativa é perigosa porque tende a criar frustração e culpa imensas. Ainda no exemplo da pessoa que quer criar uma rotina de estudos: depois de não conseguir estudar oito horas por dia de uma hora para outra e ficar extremamente cansada é muito possível que ela se sinta decepcionada e passe a ter pensamentos como “eu não tenho força de vontade”, “eu sou preguiçoso” e por aí vai. Mas não se trata disso. Os insights ou clicks só costumam ser o primeiro passo. As mudanças mais importantes das nossas vidas costumam ser mais demoradas: ocorrem de maneira gradual (aumentando o número de horas de estudos a cada dia, por exemplo) e exigem constância (estudar todo dia ou 5 dias por semana, por exemplo).

Pode parecer uma notícia ruim a reflexão de que não dá para mudar tudo do dia para a noite. Mas, podemos pensar em viver um dia de cada vez e mudarmos – nós mesmos e talvez até o mundo – aos poucos. Afinal, são as mudanças feitas com cuidado, esforço e tempo as que costumam ser mais duradouras. Além disso, eu tenho uma boa notícia: tende a ficar mais fácil a cada dia.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


© 2023 Daniel Nunes

bottom of page