Às vezes fazemos tudo certo e mesmo assim as coisas dão errado
- Daniel Nunes

- 10 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
O mundo está cheio de discursos que nos dizem que basta nos esforçar para conseguirmos o que queremos. Seja disciplinado! Seja esforçado! E no fim haverá uma recompensa. Um discurso simples de que controlamos tudo na nossa vida.
Só que não é bem assim...
Às vezes nós somos hiper cuidadosos. Meticulosos. Planejamos cada passo para alcançar um objetivo. Mas, as coisas fogem do nosso controle. O plano falha, as pessoas com quem contávamos não cumprem com as nossas expectativas, o carro quebra, o computador não liga etc.
E o que essa forma de viver que nos diz que controlamos nos faz sentir? Culpa. “Se não deu certo foi porque errei”. E na intensa tentativa de não voltar a errar nós tentamos investir todo o tempo e toda a energia do mundo. E ficamos exaustos.
Mas as coisas darem errado é algo inevitável na vida. De qualquer um. Não é um risco. É uma certeza. Algo vai dar errado. Às vezes nós mesmos vamos errar. E se é inevitável, significa que lutar contra além de ser inútil, nos faz mal. É como se nos tivéssemos frustração porque o céu é azul.
Podemos controlar o que fazemos. Mas não o que acontecerá a partir disso. Um arqueiro bem treinado, com o melhor e a melhor flecha ainda pode errar o alvo. Afinal, um vento imprevisível pode surgir. Algo pode mover o alvo etc. No entanto, esse arqueiro pode tentar encontrar paz por ter feito o seu melhor. O resto é o incontrolável da vida.
Podemos tentar ser como o arqueiro. Nos preocuparmos com o que é nosso. Procurarmos maestria nisso. Mas abraçarmos o incontrolável e inevitável vento da vida.
Comentários